Viaje Acompanhado de Você

Oi gente! Tudo bom com vocês? Desde que criei o blog várias pessoas me pediam dicas de como viajar sozinho pois 85% das minhas viagen...

Oi gente! Tudo bom com vocês?

Desde que criei o blog várias pessoas me pediam dicas de como viajar sozinho pois 85% das minhas viagens foram solo. Pra mim é meio que automático: a idéia de viajar está associada à fazê-lo desacompanhada mas vejo que, pra maioria das pessoas, isto pode ser um baita desafio pois esta mesma maioria de pessoas faz grande parte das coisas com outras pessoas.

Um exemplo: semana passada eu comentei com meus amigos do trabalho que iria almoçar num certo restaurante pois meu ticket estava acabando e lá era mais barato e a comida era muito boa. Como este estabelecimento era um pouco mais longe ninguém se animou a me acompanhar, mas não vi problema algum e falei que iria sozinha. Um amigo, espantado, fez a clássica pergunta: "Mas você vai sozinha?!" e eu respondi que sim. E outro fez a mesma pergunta. Até que eu (um pouco grossa, eu sei) respondi que sim, pois "eu não havia nascido grudada com ninguém" :D

Passada a zoeira sobre minha estupidez, após meus pedidos de desculpas, neste mesmo almoço eu fiquei pensando com meus botões sobre como as pessoas são dependentes de outras pessoas. Eu não só viajo sozinha como já fui várias vezes ao cinema sozinha, saio pra comer sozinha, faço compras sozinha, tem 5 meses que moro só, etc.  Então resolvi finalmente escrever um pouco sobre a minha experiência para quem sabe te encorajar a não perder aquela oportunidade incrível de viajar por falta de companhia :)

faça as malas e só vai!

Vou separar este post em duas partes:

  1. Primeira parte voltada ao público em geral;
  2. Segunda parte voltada exclusivamente às mulheres.
Então senhoras e senhores, meninos e meninas, vamos lá:

Pensa comigo: você vai fazer o que você quer, vai pra onde quiser, quando quiser! A liberdade de viajar sozinho é enorme! É o seu roteiro, é o seu planejamento, são as suas vontades. Quando estamos acompanhados precisa rolar um consenso do que será feito, ao passo que quando você está sozinho YOU ARE THE BOSS! 😉

Vale ressaltar, porém, que essa liberdade é enorme para o bem e para o mal. Se algo sair fora do planejamento e houver algum imprevisto a única pessoa que poderá resolver o pepino é  v o c ê. É assustador? Um pouco. Mas raciociona comigo: tais experiências (boas e ruins) vão aumentar muito sua confiança e auto estima. 

Você estará super envolvido com a sua viagem desde o início, pois a não ser que você tenha um assistente, você quem vai comprar passagens, analisar conexões, fazer as malas, organizar roteiros, pesquisar hoteis, pesquisar passeios, pesquisar dicas... aliás, PESQUISE! Muito! Muito! Sempre! A todo momento! A internet está lotada de dicas, sites, blogs, apps, não economize em pesquisa. Isto te deixará mais confiante lá no destino, e acredite em mim, por mais que você tenha pesquisado muito isto não será nenhum spoiler que tirará a belezura da experiência :)

Outra coisa maravilhosa numa solo trip é a chance que temos de conhecer gente nova. Conheci tantas pessoas incríveis que mantenho contato até hoje via redes sociais que possivelmente não teria conhecido se estivesse acompanhada. Conheci gente da Suíça no intercâmbio em Vancouver, de Sorocaba em Fernando de Noronha, do Líbano em Florença, de Montreal em Versailles, de Cingapura e Israel em Nova York, da Bélgica, China, México e Japão em Los Angeles... além de terem enriquecido minha viagem, ainda existe o convite a um reencontro para visitar a cidade destas pessoas no futuro!

Confia na mãe: viajar sozinho é bom d+!!

Agora algumas dicas de segurança pois é você quem vai cuidar de você lá longe :D

  • Tente planejar sua chegada para que aconteça durante o dia. Você chegará possivelmente a um lugar novo e ele ficará menos assustador durante o dia. Fora que, se precisar de ajuda, haverá mais pessoas disponíveis pra te ajudar.
  • Tente fechar um serviço de transfer do aeroporto para a sua estadia com antecedência. Tudo bem que com Uber e Lyft a locomoção ficou mais fácil, mas pense como pode ser perigoso pegar um taxista duvidoso em certos países.
  • Não conte apenas com cartões - leve também dinheiro em espécie na moeda local. E sempre, sempre use uma doleira se estiver com uma quantia maior, e aproveite pra guardar também seu passaporte.
  • Não dê na cara que você é um turista! Tente se portar como um local, se vista de acordo, não fique "moscando" na rua com cara de perdido. Todos os lugares tem gente ruim esperando a oportunidade pra algum golpe, ou até furtos. Finja tanto costume ao ponto que as pessoas pensem que você é de lá e te peçam informação :)
  • Esteja sempre alerta! Muitas vezes nem percebemos mas pode ter gente reparando que estamos sozinhos, se estiver andando por uma vizinhança meio estranha, evite fazê-lo a pé ou a noite. Cuidado com apps como Tinder ou Happn, se for conhecer alguém de lá procure fazer durante o dia e em locais públicos. Não leve a pessoa para seu hotel. Enfim, o seguro morreu de velho... e sempre lembre-se de filmes como "O Albergue" para dobrar seu cuidado 😜
  • Por mais que você não seja fã de roteiros é bom pelo menos ter uma idéia do que fará, locais a visitar, etc. e compartilhar e divulgar este roteiro com pessoas de sua confiança é essencial. Informe aos seus familiares e/ou amigos o endereço da sua hospedagem, período que ficará, horário de voos/trens, etc.
  • E novamente: pesquise! Pesquise sobre a segurança do local, se informe sobre locais que deveria evitar, leia reviews de hotéis ou casas do AirBnB. E se possível tente adquirir um chip (SIM Card) para ter sempre internet à mão e não depender apenas de wifi.
Enfim, estas são algumas dicas que dou quando me perguntam sobre viajar sozinha :) 

Lembrando que não sou contra viajar acompanhado, pelo contrário! Eu só acho que, do alto dos meus 36 anos e solteira, não devemos esperar ter um namorado, ter um marido, uma esposa, um amigo com férias compatíveis, ou um familiar disponível para curtir aquela viagem que a gente tanto quer ou que simplesmente caiu no nosso colo numa promoção incrível.

Não terceirize suas experiências! Você é sua melhor companhia - e se você for cristão assim como eu, creia que você sempre estará acompanhado pelo nosso Melhor Amigo ;)

Bjs e até mais com o post complementar para as mulheres!
Fabi

You Might Also Like

2 comments

  1. Segui seu conselho e viajei sozinho (e acompanhado de vc) ano passado, foi incrível!

    PS: Isso só me fez lembrar q preciso te devolver tbm a doleira hahahaha (vai fzer qse um ano!)

    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. hahahahahahaha deixa a doleira aí de presente pras próximas viagens <3

      Delete

Follow @FabiCeoli